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FAQ


  

1) O que é fonograma publicitário?
Fonograma é qualquer peça publicitária de áudio. Pode ser  utilizada sozinha ou em outros projetos audiovisuais. Dentre os principais tipos de fonogramas publicitários estão: jingles, spots, trilhas e vinhetas.

 

2) O que são jingle, spot, trilha musical e vinheta sonora?
Muitas pessoas se confundem na hora de pedir um orçamento, pois não sabem a diferença entre jingle, trilha sonora e spot.
Jingle é a publicidade cantada, ou seja, uma peça musical em que o nome do produto/empresa e/ou suas características são cantadas na letra da música. É a principal peça publicitária de áudio, pois lembramos mais facilmente do nome do produto, ou da empresa, quando cantados.
Trilha Musical é a música incidental que compõe o fundo de um spot ou filme de TV. Esta pode ser cantada ou apenas instrumental. Difere do jingle, pois não é necessário se cantar o nome do produto/empresa.
Spot é a publicidade sonora caracterizada por um texto interpretado por locutores. Este pode ser sério e longo (o chamado testemunhal) como também uma pequena história com vários personagens. O spot é a peça mais utilizada em rádio.
Vinheta Sonora é uma peça de curtíssima duração (entre 5 e 10 segundos em média) que caracteriza uma empresa, produto ou serviço. Pode ser apenas um sinal sonoro (como o "Plim Plim" da Globo) ou um pequeno arranjo musical (vinheta de rádios FM). Pode também ser cantado ("Sempre... Coca Cola!").

 

3) Quanto custam um jingle, uma trilha sonora ou um spot?
Como as produções envolvem vários profissionais como cantores, locutores, músicos, técnico de som, arranjador, etc, o custo deste serviço sofre variações dependendo de alguns fatores. São eles:     
- Quantidade de cantores (no caso de trilha ou jingle);     
- Quantidade de locutores (no caso de jingle e spot);   
- Tempo da mensagem (normalmente 15 segundos, 30 segundos ou 1 minuto);    
- Dificuldade de produção (por exemplo, uma peça clássica demanda muito mais tempo em sua produção que um rock);     
- Praça de Veiculação (estado de São Paulo, interior da Bahia, abrangência nacional, etc);
-Mídias utilizadas na veiculação (rádio, tv, cinema, espera telefônica, etc);
- Tempo de veiculação (2 meses, 6 meses, 1 ano, etc).

É necessário um briefing detalhado para a obtenção do custo. Entre em contato com nosso departamento comercial. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
 
4) Por que só posso utilizar um fonograma  por um tempo específico?
Uma produção sonora é uma peça criativa e, portanto, possui direitos autorais (embasado na Lei No. 9610 de 19 de fevereiro de 1998). Quando um cliente solicita um jingle, a produtora faz a criação, o arranjo, contrata músicos, cantores e locutores. Os artistas envolvidos autorizam a utilização de sua voz (assim como é em produções de vídeo com o direito de imagem) por um período definido de tempo.
 
5) Como posso continuar a utilizar o fonograma após o período de veiculação acertado?
O cliente pode continuar a utilizar o jingle desde que pague uma taxa de renovação. Esta, por sua vez, é uma fração do preço do jingle inicial, corrigida pela inflação, ou seja, bem menor do que a criação de um novo jingle. O dinheiro pago na renovação é repassado a todos os profissionais envolvidos no projeto e que, dessa forma, re-autorizam a utilização de seu trabalho pelo período solicitado.
 
6) O que é briefing ?
Briefing são as informações sobre o cliente (empresa ou produto) seus diferenciais, público-alvo (consumidores principais) dados sobre a concorrência, etc. Essas informações são de suma importância para a criação ser bem sucedida.
Quanto mais detalhado for o briefing, melhor é a comunicação do produto.
 
7) Como solicitar um orçamento?
Basta entrar em contato com nosso departamento comercial através do link contato do site, ou pelos telefones (13) 3221-2890 ou (13) 3221-8817.
 
8) Como o trabalho será entregue?
O trabalho é entregue em arquivo digital de áudio no formato solicitado pelo cliente, normalmente em MP3. Um CD de áudio com os arquivos também pode ser encaminhado ao cliente.

 

9) Como é efetuado o pagamento?
O prazo e as condições de pagamento estão contidas no orçamento de produção. O pagamento é efetuado por boleto bancário após o faturamento do serviço.